24 de abril de 2012

Safaris Fotográficos

Itacoatiaras do Ingá- Ingá-PB                                    ©Guy Joseph
 

Fotografar é muito bom. E, fotografando por prazer e em grupo, é muito melhor ainda! Atividades que tragam a possibilidade de unir fotografia e convívio social são muito bem vindas. Até, para mostrar que existem outras modalidades de lazer, que não seja só, beber cerveja. Nada contra! Sem nenhuma discriminação, é preciso sair do massificante conceito (um verdadeiro e equivocado condicionamento cultural), do consumo de bebidas alcólicas, como única forma de diversão, que se alastrou pelo País. 

Com a revolução da fotografia digital, a difusão do ato de fotografar e a popularização das câmeras digitais, muitas pessoas vêm descobrindo o prazer de fotografar. Junto a isso, temos a possibilidade da criação e desenvolvimento de atividades que visam o incentivo ao uso da fotografia e a inter-relação com outros assuntos, como a preservação do meio ambiente ou o esforço para a conservação do nosso riquíssimo e, quase sempre, abandonado patrimônio histórico. O objetivo é insentivar a captura de imagens, em expedições a parques ou locais onde a natureza possa e esteja sendo preservada. Posso garantir que é bem melhor do que o predador esporte da caça. E a natureza, com certeza, agradece. Por conta disso, já existem concursos fotográficos, para amadores e profissionais, cujos temas, são a natureza e sua cobertura vejetal ou os pássaros, em seu habitat natural. 

A minha experiência, como participante de diversos Safaris Fotográficos, onde a minha atuação se dá como instrutor de fotografia, posso dizer que, o resultado tem sido surpreendentemente gratificante para todos os envolvidos, nesses eventos fotográficos. Eu mesmo, além de estar difundindo e transmitindo meus modestos conhecimentos fotográficos (com muita satisfação), tenho aprendido muita coisa, no convívio com as pessoas, com as quais tenho tido a oportunidade de conhecer. Para mim, tem sido uma rica experiência humana. Um excelente exemplo, são os clubes de jipeiros, que se organizam em passeios e trilhas, curtindo o prazer de dirigir, antigos e recuperados Jeep's. Quase todos os participantes desse tipo de passeio, levam suas máquinas ou celulares com câmeras, para registrar as imagens do alegre e divertido encontro.
Mas, porque esse tipo de atividade e lazer é importante? Em primeiro lugar, porque a grande maioria dos cidadãos não tem conciência e conhecimento ou  não se importa com sua história ou com o patrimônio público. Por isso é que tantas áreas de convívio social são pichadas e depredadas. Fazer com que as pessoas reflitam através das imagens que vão ser captadas mostradas e até expostas, em ambientes públicos, é uma pequena contribuição de nossa parte para a conservação desses locais. Um segundo ponto importante, com relação ao patrimônio histórico, é mostrar que ele existe e que precisa ser conhecido e protegido. E por último, mas não menos importante, a coisa toda é muito divertida! Essa categoria de atividade tem se espalhado com muita frequência por várias partes do Brasil. Se você gosta de fotografia e tem espírito de desafio e aventura, então essa é sua praia. Chame a turma, para organizar o seu próprio Safari Fotográfico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário